Depois do “imagina na Copa”

Até a cerveja Brahma já tratou com a devida ironia as previsões catastróficas dos cidadãos de baixa auto-estima que adoram usar a expressão “imagina na Copa”.

Há alguns dias, eu ouvi uma nova expressão. Tão carregada de preconceito quanto a primeira, aliás. Depois de ter ouvido o famoso “imagina na Copa” e ter argumentado com o quanto eu penso que não vai ser o caos que minha interlocutora imagina, ouvi: “É, pode ser. Já teve Copa até na África”.

Como eu já expliquei aqui, em algum lugar, minha tolerância anda bem baixa. Houve tempo que eu pensaria comigo: “a ignorância é feliz”. E simplesmente não continuaria mais o assunto. Mas, minha intolerância não permite mais.

Então, para contribuir em evitar que a frase “já teve Copa até na África” se torne o próximo bordão dos idiotas, resolvi explicar: “Alguém aqui já esteve na África?” – eu estava em um salão de beleza, que ficou silêncio puro com minha pergunta. “Bom, acho que não. Se tivessem estado saberiam que não há elefantes e macacos pulando entre as casas nas ruas da África. Aliás, Joanesburgo, na África do Sul, uma das cidades que recebeu jogos da Copa de 2010, pode muito bem ser confundida com São Paulo, tamanho o volume de arranha-céus, trânsito intenso, homens engravatados e indústrias. É uma cidade bem maior do que essa aqui onde estamos (Brasília), com muito mais cara de metrópole”.

O silêncio continuava, o que empolgou que meu discurso também: “Alguém aqui já esteve em alguma Copa do Mundo ou Olimpíada?” … “Se tivessem ido para as Olimpíadas de Londres, ano passado, por exemplo, teriam experimentado diversos problemas no metrô da cidade e no aeroporto, como puderam observar os mais atentos. Ah, mas o metrô de Londres ter problemas é chique, né?” Gente com visão restrita do mundo e falta de amor próprio… eu não aguento!

Vista aérea de Joanesburgo

Joanesburgo, a cidade da África do Sul onde “já teve até Copa”

Saiba mais sobre a Copa de 2010 na África do Sul, lendo os textos do ElefanteNews, aqui.

2 Responses to “Depois do “imagina na Copa””


  1. 1 Isaura Macedo Pinto 7 de fevereiro de 2013 às 11:06

    Amiga…eu não estou a aguentar com teu blog. lol…eu já me estou vendo a ter um igual com casos aqui de Moçambique….tipo deixa passar o peão em Nelspruit na África do Sul, mas se for em Maputo já pode atropelar, ele é que devia ter parado né?!!!! Bjinhooosss aqui da África Austral e continua amiga que sempre que der uma olhada e vir um daqueles fulminantes, vou logo divulgar…

  2. 2 Lucia Agapito 20 de janeiro de 2013 às 14:11

    Eu “aguento” a estupidez porque ela é infinitamente mais fascinante que a inteligência: esta tem suas limitações, mas a estupidez não tem limites! “Já teve copa até na África?” Aff, essa eu “não aguento”….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




placa Cabo da Boa Esperança

Digite seu endereço de e-mail para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 175 outros seguidores

janeiro 2013
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Tudo que já aguentamos por aqui

Sobre o que aguentamos


%d blogueiros gostam disto: